segunda-feira, 25 de abril de 2011

E Enoque andou com Deus... sera que voce pode andar tambem?



ELE VIVEU EM UMA EPOCA DA HISTORIA, TAO DIFICIL COMO ESSA QUE ESTAMOS VIVENDO, SIGAMOS ESSE EXEMPLO DE VIDA E FÉ.
Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasla¬dara. Pois, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus. Hebreus 11:5 Em Gênesis, no capítulo cinco, temos a genealogia de Adão que vai até Noé. De Adão até noque, o texto utiliza os vocábulos “viveu e morreu” na vida de sete homens, mas no versículo vinte e quatro, temos algo que se destaca:
Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.Gênesis 5:24. . No livro de Judas há um relato sobre a única mensagem de Enoque. Ele questionava o egoísmo das pes¬soas que as movia a uma atitude interesseira e independente de Deus Quanto a estes foi que tam¬bém profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas san¬tas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele.
Os tais são murmuradores, são descontentes, andando segundo as suas paixões.
A sua boca vive propalando grandes arrogâncias; são aduladores dos outros, por motivos interesseiros.Judas 14-16.
A Bíblia nos diz que todos pecaram: Portanto, assim como por um só homem entrou o pe¬cado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por¬que todos pecaram. Romanos 5:12. Então, Enoque também possuía uma natureza igual à nossa, herdada de Adão, uma natureza rebelde, pecadora, separada de Deus, mas houve um momento em que a separação foi substituída por uma comunhão sem fim, visto que: Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo? Amós 3:3. Para andar com Deus, é preciso estar de acordo com Ele, é preciso estar na mesma direção. Enoque nasceu de novo aos sessenta e cinco anos, após ter gerado Matusalém: Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezen¬tos anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco
anos.Gênesis 5:22-23. Ele teve uma vida de fé exercitada diariamente em sua comunhão com Deus, algo que foi desenvolvido ao longo dos anos até ter sido arrebatado por Deus. Ele co¬meçou com Deus e terminou com Ele, só mudou de espaço geográfico. Ele viveu o céu na terra.
Em nenhum momento a Bíblia relata que Enoque tinha orado muito, jejuado, se esforçado em suas obras para agradar a Deus. Não. Ele simplesmente andava com Deus. Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si Gênesis 5:24.
O nosso mundo atual vive a era dos anti-depressivos, vivemos na era “Prozac” . O uso des¬ses medicamentos tem crescido na população de modo geral, a nível mundial. Em recente pes¬quisa, cogitou-se que nos EUA, os americanos usam ”Prozac”para agüentarem o pique do seu cotidiano, o dia-a-dia de um mundo capitalista, onde o tempo é escasso.
Os problemas naquele tempo e hoje são os mesmos. Tratamos nossos problemas (auto desprezo, depressão, insônia, solidão, problemas financeiros) como o mal principal do qual preci¬samos ser salvos e negligenciamos a causa principal que é o pecado. Então, Cristo passa a ser a solução dos nossos problemas cotidianos, os quais nunca deixam de aparecer.
As mensagens atuais têm levado as pessoas a conhecerem um Deus que nós podemos ma¬nipular ao nosso bel-prazer, ordenar, como se ele fosse nosso súdito, e que está vinte e quatro horas à nossa disposição dando-nos tudo o que queremos e almejamos.
Porém, o que significa andar com Deus? Primeiramente, andar não é o mesmo que viver. É possível ser regenerado e não andar com Deus. Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Gálatas 5:16. Andar com Deus é negar-se a si mesmo todos os dias: Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Lucas 9:23. Andar com o Senhor é se aquietar diante Dele e saber que Ele é Deus, Aqui¬etai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. Salmos 46:10. É saber que Ele domina sobre o reino dos homens, Esta sentença é por decreto dos vigi¬lantes, e esta ordem, por mandado dos santos; a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens; e o dá a quem quer e até ao mais humilde dos homens constitui sobre eles. Daniel 4:17. Andar com Deus é descansar em Seus braços como uma criança amamentada: SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à pro¬cura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo. Salmos 131:1-2. O chamado de Jesus para os discípu¬los, antes de qualquer missão, foi para estarem com Ele: Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pes¬cadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixa¬ram imediatamente as redes e o seguiram. Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e chamou-os. Então, eles, no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram. Mateus 4:18-22. Nossa agenda é consertar o mundo até que Ele venha cuidar de nós. A agenda de Deus é fazer convergir, em Cristo, todas as coisas até que todo joelho se dobre diante Dele. Larry Crabb.
Andar com Deus é fazer uma entrega total e consciente aos propósitos eternos do Senhor, cônscio de que, nem sempre, Deus garante solução imediata dos problemas. Vivemos na era dos “fast food”, aviões e trens velozes, os quais tornam possível estarmos em dois ou três lugares no mesmo dia. Apesar de tudo isto, a cruz torna possível o nosso andar com Deus. Levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. 2 Coríntios 4:10-11.
Andar com Deus significa assentar com Ele nos céus. É estar à mesa que Ele preparou numa comunhão íntima, “é viver o céu na terra”, na presença dos adversários. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice trans¬borda.Salmos 23:5. E neste campo, os inimigos surgem de todos os lados e a nossa mente divaga como um ”beija-flor”, que voa à procura do néctar, sem sossego.
Viver ou andar? Enoque andou trezentos anos com Deus. Não vamos ser condescendentes conosco, afinal ele era um ser humano como qualquer um de nós, com uma “diferença”, ele andou com Deus. Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. 1 Coríntios 1:9.

2 comentários:

  1. Paz do Senhor Pastor Cristiano ótima postagem estou retribuindo sua visita e que o Senhor abençõe vc e sua familia e seu ministerio parabéns pelo blog fica na Paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz irmão.

    Gostei muito de sua postagem, principalmente quando o irmão disse "Em nenhum momento a Bíblia relata que Enoque tinha orado muito, jejuado, se esforçado em suas obras para agradar a Deus." Têm muita gente enganada por ai achando que precisa "ralar" para poder alcançar algo de Deus, e infelizmente fazem tantos sacrificios e continuam sendo péssimas pessoas. Isso mostra a total inutilidade dessas práticas. Andar com Deus é bem mais que isso, viver a palavra é mais do cumprir ritos, ter comunhão com Deus é ele ser o centro das nossas vidas 24 horas por Dia.

    em Cristo,
    Ir. Samuel

    ResponderExcluir