sábado, 26 de março de 2011

VIVENDO PARA SERVIR




Texto Básico: Marcos 10.35-45 Há algum tempo atrás foi veiculada uma propaganda em que o jogador de futebol Gérson, capitão da seleção brasileira de 1970, ao final dizia a famosa frase que ficou conhecida como a “Lei de Gérson: Leve vantagem em tudo!”. Levar vantagem é próprio do ser humano natural. Nestes tempos de competitividade profissional todos querem sair ganhando. Há algumas frases que usamos que demonstram isso claramente: “ninguém faz nada de graça”, “Eu não sou seu empregado”, não é minha obrigação”, “Você sabe com quem você está falando?”. O Reino de Deus é uma antítese aos valores deste século. Jesus quer nos elevar a patamares espirituais mais altos.
1. “Um à direita e outro à esquerda” – Quando os irmãos Tiago e João fizeram tal pedido a Jesus, certamente pensavam em levar alguma vantagem pela amizade que tinham com Ele. Tal pedido mostrou o quanto estavam longe do verdadeiro caráter do ministério de seu Mestre. Jesus buscava o Reino Celestial; eles, o terreno. Jesus falava da necessidade de sofrimento, renúncia e morte para depois vir a ressurreição; eles, porém, buscavam a glória desta vida, sem a necessidade de perdas. Jesus tinha como motivação suprema agradar ao Pai em favor dos homens; eles queriam agradar a si próprios. Precisava haver uma genuína conversão de motivações. Seus corações tinham de voltar-se para os interesses do Alto. Só assim poderiam ser instrumentos de Deus para abençoar os homens. Qual é a sua motivação no Reino de Deus: agradar a Deus ou apenas levar vantagem por estar na igreja?
2. Vocês podem beber o cálice que eu vou beber? (Fl 2.5-11; Mc 9.2; 14.33) – A posição de autoridade que Jesus estava prestes a conquistar, seria resultado do caminho de renúncias que Ele próprio escolhera. O Apóstolo Paulo nos fala sobre o preço pago e o direito conquistado pelo Senhor. Jesus colocou em cheque a disposição daqueles discípulos a experimentarem o caminho de sofrimento e renúncia que ele teria de passar. Tiago e João, junto com Pedro, foram os discípulos mais íntimos do Senhor. Estavam na transfiguração e no Getsêmani. Mas foram perseguidos e Tiago morreu nas mãos de Herodes. Há um preço para quem quer viver a intimidade com o Senhor. Você está disposto a renunciar à sua própria vida para experimentar um novo patamar no relacionamento com Cristo?
3. “Quem quiser ser importante que sirva os outros” – Diferente do que fazem as autoridades humanas, os que são de Cristo buscam servir o próximo. Entre os homens há disputa, competição e guerras para se estar no poder. Suas motivações giram em torno da glória pessoal e do reconhecimento popular. Entre os seguidores de Jesus, porém, as coisas tinham de ser diferentes. Se eles permanecessem na busca de posições especiais que lhes dessem um senso maior de importância, estariam totalmente fora do espírito do Reino. Os “importantes” para Deus talvez sejam anônimos para o mundo. São os que se encontram por toda a parte pregando o evangelho e aliviando o fardo de muitos. São os que estão espalhados entre as camadas sociais suprindo a necessidade das pessoas. São os que visitam os presos e os doentes; cuidam dos órfãos e das viúvas. São os que fazem qualquer coisa que Deus os tenha ordenado, não se preocupando com as recompensas terrenas porque olham para as celestiais. Você quer ser grande no Reino? O quem atrapalhado você em servir os outros?

MAIOR EXEMPLO PRA NOSSA VIDA CRISTÃ

3 comentários:

  1. Olá e paz da parte de Deus para você e sua família
    Você tem um blog abençoado

    Deus abençoe você e sua família
    Salmo 91, versículo 11
    Saudações de
    Jan Samuel
    da Noruega

    ResponderExcluir
  2. Paz irmão!
    Linda mensagem! Realmente, temos que ser instrumentos de Deus nesta terra... Para que através de nossas bocas e mãos, muitos possam ouvir a palavra de Deus! Muitos possam ser abençoados, curados e libertos através da unção de Deus em nossas vidas.
    Que possamos levar este amor para frente, com fé e perserverança!
    Fique com Deus!
    Abraço,
    Vini de Oliveira
    @ViniNaves2011

    ResponderExcluir
  3. Salmo 121
    Isaías 45 versículo 1-2-3
    me fez tão feliz hoje
    por isso estou compartilhando com você

    Deus abençoe você e sua família
    Nada é impossível para Deus
    e ele está conosco todos os dias
    Saudações de
    Jan

    ResponderExcluir