domingo, 17 de abril de 2011

INTIMIDADE: A CHAVE PARA UMA ENTREGA NECESSÁRIA



Lucas 10:38-42
Introdução:
- Há um risco muito grande, que qualquer um de nós corre: é o de deixarmos as coisas importantes por causa das coisas urgentes.
- Coisas urgentes dizem respeito à nossa sobrevivência (ao nosso “bem estar”), coisas importantes já se referem a nossa dimensão espiritual.

I. Intimidade não se caracteriza por algo que você FAÇA:

- Marta representa aquele número de pessoas, de muitas pessoas, que precisam mostrar que "fazem" para se sentirem valorizadas e que se tornaram íntimas de alguém.

- A intimidade com Deus não se caracteriza por isso. A pessoa pode fazer boas obras, pode dar esmolas aos pobres, pode se ocupar com muitas coisas... com coisas até da igreja: com o grupo de louvor, com a dança, com pequenos grupos, com os cultos de quarta-feira e de domingo... mas isto não significa que alguém que assim faça, tenha-se tornado íntimo de Deus.

- Ilust. retrato de duas pessoas em um mesmo culto: “a beleza está nos olhos de quem vê”.

II. Intimidade não se caracteriza pelo fato de você ter RECEBIDO a Jesus Cristo:

- Marta recebeu Jesus, pois o mesmo ocorre a muitas pessoas: receberam Jesus, tornaram-se crentes, todavia, não desfrutam de verdadeira intimidade com Ele.

- Veja isto: Apesar de Marta ter recebido Jesus, ter hospedado Jesus; ela não foi considerada íntima dEle!!!

- Ilust. a vida cristã comparada a um cavalinho de brinquedo, balança... balança... mas não anda...

III. Intimidade com o Senhor também não se caracteriza pelo seu um ATIVISMO desenfreado:

- Uma das causas do louvor não fluir é o cansaço da congregação, a fadiga decorrente de muitas atividades, ocupações, tarefas...

- Quais são as suas preocupações? Quais são os seus afazeres? Quais são os seus serviços? O que te traz inquietação? Como é o seu dia a dia?

“Se deseja ouvir uma música hoje, Deus vai a igreja. Não podemos deixar que a corrupção que arrancou a adoração do céu se introduza em nossa adoração hoje! Satanás sabe disso; assim, fará qualquer coisa que estiver ao seu alcance para distrair-nos da adoração e incitar-nos a criticar e promover dissensão”. (Tommy Tenney)

Ilust. “quando o diabo caiu do céu, ele veio parar bem no meio do meu coro!” (M. Lutero)
IV. Intimidade caracteriza-se por sua CONSTÂNCIA e repetição:

- Maria se estacionou na presença de Jesus - ficou ali um momento que foi se repetindo após o outro...

- É assim que é a intimidade: A intimidade, ela, se caracteriza pela nossa constância em buscar a presença de Deus - quando buscamos a presença de Deus repetidas vezes e nos estacionamos diante dEle, então nos tornamos íntimos, ganhamos intimidade.

- Ilust. “Estou cheio do Espírito, mas é que, eu tenho um vazamento”(D. L. Moody)

V. Intimidade caracteriza-se por sua postura de OUVIR:

- Esse "ouvir" significa que ela correspondia os ensinamentos de Jesus através de uma postura de obediência.

- Ouvir é igual a obedecer!

- Assim é que se passa quando temos intimidade com o Senhor: Nós O obedecemos! Nossa vida é de obediência e essa obediência caracteriza nossa intimidade com o Senhor.

Ilust. Parábola dos lápis:

“Existem cinco coisas que você precisa saber antes de eu lhe enviar para o mundo. Sempre se lembre delas e você se tornará o melhor lápis que você pode ser.
a) Você poderá fazer muitas grandes coisas, mas só se você permitir-se estar seguro na mão de Alguém; b) você experimentará um doloroso processo de ser afiado de vez em quando mas isto é exigido se você quiser se tornar um lápis melhor; c) você tem a habilidade de corrigir qualquer mal entendido que você puder ocasionar; d) a parte mais importante de você sempre estará do lado de dentro; e) não importa a condição, você deve continuar a escrever. Você deve sempre deixar uma marca clara e legível não importa o quão difícil a situação”.

Conclusão:

Ter intimidade com Deus não é desempenhar muito serviço, não é fazer muito trabalho para Deus.

Ter intimidade com o Senhor não é recebê-lo no coração e pronto.

Ter intimidade com Deus também não é ativismo desenfreado. Não!

Ter intimidade com Deus é você estacionar na presença dEle.

Ter intimidade com Deus é você ouvir a Palavra dEle, é você obedecer!

3 comentários:

  1. Eu desejo que você e sua família um dia abençoado

    Saudações
    Jan

    Salmos 20
    [Salmo de Davi para o músico-mor] O SENHOR te ouça no dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja.
    Envie-te socorro desde o seu santuário, e te sustenha desde Sião.
    Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos. (Selá.)
    Conceda-te conforme ao teu coração, e cumpra todo o teu plano.
    Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões; cumpra o SENHOR todas as tuas petições.
    Agora sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu, com a força salvadora da sua mão direita.
    Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus.
    Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.
    Salva-nos, SENHOR; ouça-nos o rei quando clamarmos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mano, o DEUS EMANNUEL é DEUS conosco, ou seja, relacionamento intimo, estamos proximos do nosso DEUS fazendo sua vontade.
    Fika na paz!

    ResponderExcluir
  3. Pr. Cristiano, uma vez me pediram para levar uma mensagem numa reuniao familiar e falei justamente sobre a Intimidade com Deus, muita gente quer milagres, mas primeiro nao busca esta intimidade.

    ResponderExcluir