domingo, 17 de abril de 2011

CEIA DO SENHOR EXAME DE CONSCIÊNCIA



Reconheço eu que o exame constante de minha consciência é necessário? Temi, amei a Deus e confiei nele sobre todas as coisas? Deixei de temer a Deus e pratiquei o pecado? Aborreci a Deus? Amei qualquer ser humano, o meu dinheiro e os meus próprios interesses mais do que a Deus? Confiei na ajuda do homem?
Confio em Deus como o filho confia em seu pai querido?
Tomei o nome santo do Senhor em vão, amaldiçoando ou jurando? Orei a Deus em profunda devoção? Cantei louvores a Deus sem refletir no seu conteúdo? Oro a Deus apenas por hábito? Fui diligente e fervoroso nas minhas orações?
Amei a santa Palavra de Deus? Sempre a ouvi com fidelidade de coração? Nunca me ausentei dos meus cultos sem causa plenamente justificável? Sempre ocupei o meu lugar na igreja a fim de ouvir a Palavra de Deus ou o fiz com o intuito de encontrar ali os meus amigos, de criticar o vestuário de alguém ou de procurar defeitos no meu pastor? Fiz eu todo o empenho para levar os meus semelhantes ao conhecimento de seu Salvador? Leio a Bíblia com regularidade e atenção?
Honrei meus pais e superiores? Evitei sempre tudo quanto pudesse desagradar os
meus pais e fiz tudo para comprovar-lhes o meu amor? Fui fiel no meu trabalho e sempre respeitei os meus patrões? Cumpri o meu dever de pai para com os meus filhos, criando-os especialmente na doutrina e admoestação do Senhor?
Amo o meu próximo, também os meus inimigos, ou existe ódio, malícia, aborrecimento e má vontade contra alguém em meu coração?
Fui casto em pensamentos, desejos, palavras e atos? Tive prazer em proferir palavras indecorosas ou em ouvir conversas indecentes? Tenho por costume ler revistas obscenas ou de conteúdo libertino e perverso?
Fui honesto nos meus negócios ou defraudei alguém? Ajudei o meu próximo a melhorar e a conservar os seus bens e o seu meio de vida?
Menti? Difamei o meu próximo? Ou: Defendi-o nas vezes em que foi acusado injustamente? Sempre interpretei as suas ações da melhor maneira?
Cobicei qualquer propriedade alheia? Aspirei à opulência e glórias mundanas? Estive descontente com o que a bondade de Deus me concedeu? Queixei-me de sua providencia? Sempre procurei em tudo a glória de Deus? Sempre fui humilde, benigno, cordial e amável? Sempre me esforcei no aperfeiçoamento de minha vida espiritual? Estou profundamente arrependido dos meus pecados? Creio que pelas minhas impiedades mereci a justa ira de Deus?
Creio eu que Jesus, o Filho de Deus, me resgatou de todos os pecados, havendo cumprido a Lei de Deus e sofrido por mim o castigo merecido pela transgressão dos Mandamentos do Senhor? Creio que não posso conseguir o meu perdão mediante as minhas próprias obras, senão gratuitamente pela graça de meu Deus, mediante a redenção que há em Cristo Jesus?
Tenciono reformar e corrigir a minha vida pecaminosa, evitar o pecado e exercitar-me na piedade cristã? Desejo sinceramente servir a Deus e ao meu próximo? Faço o firme propósito de pôr o meu corpo e minha alma, bem como tudo quanto possuo, a serviço de meu Deus e Salvador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário