sábado, 5 de março de 2011

DEVEMOS NOS LIMPAR PARA SANTIFICAR

- COMO TENHO VISTO FALTA DE SANTIDADE NAS IGREJAS, CARO LEITOR SEM BIBLIA E IMPOSSIVEL SERVIR A DEUS.

" TODOS VOS LIMPAIVOS PELA MINHA PALAVRA DIZ DEUS"

DEVEMOS NOS LIMPAR PARA SANTIFICAR
Josué 7

Introdução
Lendo uma revista evangélica, encontrei: ...o despertamento espiritual vem geralmente com trovão e fogo. Deus precisa abalar tudo que impede seu povo de voltar a ele...

- Você quer avivamento? ...então você será abalado por Deus!

Algumas igrejas crescem porque fazem com seus membros compromissos de viver em santidade.

Seus cd’s de música, seus vídeos, seus livros, seus problemas, seus pecados, tudo é apresentado para um acerto de contas diante de Deus.

Em algumas destas igrejas se preparam um tambor com gasolina dentro e acendem fogo e as pessoas são convidadas para que naquele dia, tragam seus discos, suas imagens, seus cartazes, seus pecados escritos em folhas de papel e que eles os queimem.

Porque é necessário que, para que qualquer igreja cresça, a pessoa viva em santidade e confesse todo o pecado e se afaste dele.

Na História que nós acabamos de ler, vemos como o povo de Israel estava sendo derrotado por seus inimigos e tudo devido ao pecado de um só homem: ACÃ.

Às vezes as igrejas não crescem porque há pecado.

1 - O PECADO DE UMA PESSOA ACARRETA CONDENAÇÃO A TODOS
V.1: “Deus havia ordenado ao povo de Israel que ninguém guardasse nada do que era para ser destruído, mas a ordem foi desobedecida. Acã escondeu algumas coisas, e por isso o Senhor ficou muito irado com os israelitas...”.

a) O que havia cometido o pecado tinha sido um só homem: Acã, já que havia violado as leis que Deus dá para as batalhas. Dt. 13:16: “Depois peguem todos os objetos de valor que encontrarem,amontoem na praça e queimem tudo e também a cidade”.

b) Talvez exista alguém dentro da Igreja que está nesta circunstância ou talvez vários, que estão em pecado e sendo assim, por muito que alguns se esforçam não haverá bênção. (Um problema depois de outro).

2. - QUANDO ESSE PECADO NÃO É CONFESSADO E NÃO HÁ ARREPENDIMENTO O POVO É DERROTADO
V.2-9: “Josué enviou alguns homens da cidade de Jericó até Ai, cidade que fica a leste de Betel, perto de Bete-Avém. Ele mandou que fossem ver a terra. Eles foram e examinaram bem a cidade. 3 Então voltaram e deram a Josué o seguinte relatório: -Não é preciso que todo mundo vá. Mande só dois ou três mil homens atacarem Ai porque existe pouca gente lá. 4 Assim foram mais ou menos três mil. Porém os homens de Ai fizeram os israelitas recuarem 5 e mataram uns trinta e seis. E eles perseguiram os israelitas desde o portão da cidade até as pedreiras, matando-os na descida. Então o povo ficou completamente desanimado e perdeu toda a coragem. 6 Em sinal de tristeza, Josué rasgou a sua roupa e se jogou no chão, com o rosto em terra, na frente da arca da aliança do Deus Eterno. Os líderes de Israel fizeram a mesma coisa e ficaram ali com Josué até de tarde. E fizeram como ele: também jogaram terra na cabeça para mostrarem que estavam tristes. 7 E Josué disse: -Ó Senhor Eterno! Afinal de contas, por que fizeste este povo atravessar o rio Jordão? Foi para nos entregares aos amorreus, e eles nos matarem? Por que não ficamos do outro lado do Jordão? 8 Senhor, peço desculpas, mas já que Israel fugiu do inimigo, o que posso dizer? 9 Os cananeus e todos os outros moradores desta terra vão saber disso. Eles nos cercarão e nos matarão a todos. E neste caso o que farás em favor do teu grande nome?”.

a) Até mesmo nas coisas pequenas não haverá a bênção de Deus.

Os espias haviam se dado conta de que a cidade era pequena e que não se necessitava todo o exército para derrotá-la, mas só três mil homens. Mas como havia pecado não confessado dentro do povo, então a bênção de Deus não era com eles e esta que parecia uma batalha fácil eles a perderam e morreram 36 homens do povo de Israel.

b) Se não há limpeza e se nós como Igreja não confessamos nosso pecado e nos arrependemos e mudamos, então não haverá bênção em nada que fazemos.

c) As derrotas virão... embora as coisas pareçam tão fáceis, a derrota virá. (Por isso quando a pessoa faz alguma atividade em vez de ter alegria há briguinhas, casos e problemas).

3. - DEVE HAVER LIMPEZA PARA QUE HAJA BÊNÇÃO
V.10-15: “O Deus Eterno respondeu a Josué: -Levante-se! Por que é que você está aí desse jeito, com a cara no chão? 11 O povo de Israel pecou. Eles quebraram a aliança que haviam feito comigo, a aliança que eu mandei que guardassem. Ficaram com algumas coisas que eu mandei que fossem destruídas. Eles roubaram essas coisas, mentiram por causa delas e as colocaram no meio da bagagem deles. 12 É por isso que os israelitas não podem enfrentar o inimigo. Fogem dele porque agora eles mesmos estão condenados à destruição. Se vocês não destruírem o que roubaram, eu não continuarei com vocês.

13 Levante-se e vá santificar o povo. Diga que se purifiquem para amanhã porque eu, o Eterno, o Deus de Israel, digo isto: "Israelitas, vocês estão guardando algumas coisas que eu mandei destruir. Enquanto não se livrarem delas, vocês não poderão enfrentar os inimigos. 14 Amanhã vocês se apresentarão, tribo por tribo, e haverá sorteio. A tribo que eu indicar virá à frente, grupo de famílias por grupo de famílias. Aí o grupo de famílias que eu indicar virá à frente, família por família. Finalmente a família que eu indicar virá à frente, homem por homem. 15 Então aquele que o sorteio indicar que ficou com essas coisas será queimado: ele, a sua família e tudo o que possui. O que esse homem fez foi terrível: ele quebrou a aliança que o meu povo fez comigo."

a) Às vezes somos como Josué e nos perguntamos: Senhor, por que acontece isto quando nós realmente sabemos que é por causa do pecado.

V.10: “O Deus Eterno respondeu a Josué: -Levante-se! Por que é que você está aí desse jeito, com a cara no chão? 11 O povo de Israel pecou....”

b) Deve haver santificação, consagração e principalmente se deve buscar a limpeza.

V.13: “Levante-se e vá santificar o povo. Diga que se purifiquem para amanhã porque eu, o Eterno, o Deus de Israel, digo isto: "Israelitas, vocês estão guardando algumas coisas que eu mandei destruir. Enquanto não se livrarem delas, vocês não poderão enfrentar os inimigos (eu creio que alguns desses foram removidos do povo porque Deus quer limpar).

c) É necessário confessar.

V.19: “E Josué disse a Acã: -Agora, meu filho, confesse a verdade diante do Eterno, o Deus de Israel. Conte-me o que você fez; não procure esconder nada”.

Antes que seja demasiado tarde. Antes que o Senhor o tome e o queime, melhor confessar por si mesmo.

Acã confessou mas já era tarde para ele e por isso o castigo, mas se ele tivesse se arrependido na hora certa, o Senhor o teria perdoado. (Os inconversos quando estão em juízo se arrependem, mas já será demasiado tarde).

d) Os líderes estão no direito de pôr em evidência e de exortar a quem está mal. Deve haver disciplina na Igreja e os irmãos devem aceitar isto.

CONCLUSÃO:
Se você ou sua família são a causa ou uma das possíveis causas por que nossa Igreja não cresce, o Senhor está convidando a que você se arrependa e a que confesse seu pecado e a que você se consagre e se santifique para Ele.

Não busque culpar outros, mas olhe em você e em sua família e se você os acha com faltas, que você se previna e se discipline, porque senão Deus mesmo fará isto.

Hebreus 10:31: “Que coisa terrível é cair nas mãos do Deus vivo!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário