domingo, 24 de janeiro de 2010

DEPRESSÃO UMA DOENÇA DA ALMA , VC PODE VENCE-LA

DEPRESSÃO UMA DOENÇA DA ALMA
Depressão e como vence-la.

INTRODUÇÃO
Dando continuidade a estudar sobre as doenças da alma, estudaremos um mal, uma doença muito freqüente em nossos dias, tanto no meio dos evangélicos, como em toda a sociedade. Segundo dados estatísticos 1 em cada 10 pessoas no Brasil sofre de depressão. Quando observamos esse dado passamos a ver que é uma doença mais freqüente do que pensamos, e, sem dúvida, é uma das mais evidentes e visíveis de todas as doenças do nosso século.
Segundo o médico Drauzio Varella depressão é: “uma desordem psiquiátrica”, ele mesmo afirma que o índice de pessoas com esse tipo e desordem chega a 10% a 25% das pessoas que procuram os clínicos gerais apresentam sintomas dessa enfermidade. Esse número se assemelha aos casos de hipertensão e infecções respiratórias.
A depressão está presente na vida de muitas famílias, proporcionando grande desequilíbrio social e problemas incalculáveis para os que possuem familiares com esse mal.
Qualquer pessoa está sujeita a sofrer desse mal, independente do seu credo religioso, nível cultural, raça, cor ou sexo. Temos que entender que não poderemos “espiritualizar” tudo, principalmente uma doença tal grave, se assim a podemos classificar, todas as pessoas poderão sofre de depressão.
I – O QUE É DEPRESSÃO
Entre as definições encontradas no dicionário de Aurélio encontramos: “Distúrbio mental caracterizado por adinamia, desânimo, sensação de cansaço, e cujo quadro muitas vezes inclui, também, ansiedade, em grau maior ou menor”. Ora segundo essa definição a depressão é um distúrbio mental, logo afeta o corpo e a alma do individuo.
Podemos dizer que depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também freqüente.
II - DIAGNÓSTICO DA DEPRESSÃO
O diagnóstico da depressão só deve ser estabelecido pelo profissional de saúde, e ainda assim por um especialista que conheça bem as chamadas doenças mentais (psicopatologias).
No entanto, como sugestão prática os seguintes dados auxiliam nosso discernimento para compreendermos a depressão:
ü DEPRESSÃO É UMA DOENÇA diferente de TRISTEZA
ü DEPRESSÃO CLÍNICA diferente de ESTADO DEPRESSIVO
Quando você pode estar triste ou até muito triste, estar em estado depressivo, mas necessariamente isso não significa que esteja com uma depressão clinicamente reconhecida , neste caso temos ai o conhecidíssimo: "baixo astral".
As principais características que fazem a tristeza ou estado depressivo passageiro se tornarem uma depressão são:
1-PERSISTÊNCIA - quando não há retrocesso nestes estados emocionais citados
2-INCAPACITAÇÃO- quando esses os estados emocionais referidos incapacitação para as atividades normais
3-DESPROPORÇÃO - ou seja, um nível exacerbado do sentimento em relação a fatos que podem ser considerados comuns ou de pequena importância
Os sintomas podem variar ao infinito, e hoje chegam a confundir até os profissionais de saúde, no entanto vamos citar alguns mais evidentes na maioria dos casos:
Tristeza persistente, desânimo;
Apatia (às vezes agitação);
Falta de alegria;
Outras não conseguem nem sentir alegria nem tristeza ("sensação da falta de sensações");
Perda de interesse por pessoas e atividades que gostava;
Diminuição (às vezes aumento) de apetite;
Insônia (às vezes aumento de sono);
Falta de desejo sexual;
Falta de energia até para coisas simples tipo banho, televisão ou ler um jornal;
Uma diminuição geral do nível de energia da pessoa;
Ansiedade ou sensação de vazio;
Sentimentos de culpa, inutilidade e desamparo;
Despertar matinal precoce;
Sonolência excessiva;
Fadiga constante;
Pensamentos Obsessivos: a pessoa sabe que eles não fazem sentido mas não consegue tirá-los da cabeça. Por exemplo: conferir portas e janelas, achar que poderia fazer mal a si mesmo ou a outras pessoas, etc
Pensamentos pessimistas e repetitivos não saem da cabeça, com idéias de morte ou suicídio;
Inquietação, irritabilidade;
Dificuldade para concentrar-se e decidir. Parece que não consegue se concentrar numa leitura ou guardar na memória o que leu;
Sintomas físicos persistentes sem diagnóstico, como têm dores de cabeça ou no corpo, prisão de ventre, boca amarga, pele envelhecida, olheiras, cabelos fracos e sem brilho, unhas quebradiças. Em pessoas mais velhas podem apresentar um quadro clínico onde a falta de memória parece ser o sintoma mais importante
Ataques de ansiedade com sudorese, palpitações e tremor, verdadeiros;
Em alguns pacientes pioram da Depressão quando o tempo está nublado:
Teremos que entender que a depressão não é uma simples tristeza, termos que fazer uma diferença, conforme o quadro abaixo, que diferencia “baixo astral” de depressão:
"BAIXO ASTRAL"
DEPRESSÃO
Geralmente tem motivo
Freqüentemente aparece sem nenhum motivo ou é desproporcional ao suposto motivo
Geralmente dura pouco (horas ou poucos dias)
Geralmente dura de vários dias a semanas, meses ou anos.
Perturbações físicas e psíquicas são leves e menos persistentes
As perturbações físicas e psíquicas são graves e persistentes chegando mesmo a incapacitar para atividades rotineiras
O humor freqüentemente melhora quando acontece uma coisa boa para o indivíduo ou ele simplesmente pensa em coisas boas de sua vida
O humor habitualmente não melhora de modo significativo quando acontece algo de bom ou a pessoa pensa em coisas agradáveis.



III – AS CAUSAS DA DEPRESSÃO
O comentarista aborda 4 (quatro) causas da depressão, tomando como base a leitura bíblica em classe, no entanto iremos abordar fatores com base na ciência médica.
Segundo a ciência a depressão, como doença, é um tipo de transtorno depressivo, isto é, nem sempre é possível haver clareza sobre quais acontecimentos levam as pessoas a ficarem deprimidas, diferentes das reações depressivas normais e das reações de ajustamento depressivo, nas quais é possível localizar o evento desencadeador.
As causas de depressão são múltiplas, de maneira que somadas podem iniciar a doença. Deve-se a questões constitucionais da pessoa, com fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais) somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, como:
ü Estresse;
ü Estilo de vida;
ü Acontecimentos vitais, como: 1. Crises e separações conjugais; 2. Morte na família; 3. Climatério (Conjunto de alterações somáticas e psíquicas que se observam, na mulher, no final de seu período reprodutor, e no homem, quando diminui progressivamente a sua atividade sexual normal); 4. Crise da meia-idade entre outros;


Obviamente que na Bíblia poderemos encontrar esse quadro clínico em vários personagens, não somente em Elias. Analisemos alguns.

ELIAS
a) Quando soube que Jezabel queria matá-lo, I Rs 19.1, 2, a ameaça de perigo iminente contra a sua vida, causou, sem dúvida alguma, um elevado nível de STRESS, esse aumento, por sua vez, que é uma causa que poderá desenvolver um quadro clínico de depressão, fez com que esse grande homem de Deus, mas como a Bíblia nos diz: “sujeito às mesmas paixões que nós”, Tg 5.17, logo ele poderia ter depressão;
b) A segunda causa foi o MEDO, com a ameaça de perigo contra a sua própria vida, ele teve medo de morrer nas mãos de Jezabel, I Rs 19.2, 3. O medo por sua fez proporcionou um sentimento, que veio a somar, o de FRACASSO.
c) A terceira causa foi o SENTIMENTO DE FRACASSO, proporcionada pelo medo. Ora ele tinha desafiado e vencido cerca de 850 profetas, somando os de Baal e Asera, mas agora a rainha, Jezabel, mulher do Rei Acabe, e filha do Rei da Fenícia, pessoa de índole má, fez com que Elias tivesse medo, e, fugisse, isso desencadeou um sentimento de fracasso, de frustração, por não ter enfrentado-a, como o fez com Acabe e os falsos profetas;
d) A quarta cauda foi a ANGÚSTIA, Elias depois de fugir entrou em uma angústia profunda, I Rs 19.4, entrado em um quadro clínico bem peculiar das pessoas com depressão, já citado anteriormente, desejo subido de morrer, sonolência, desânimo e isolamento. A angústia foi a “gota d’água”, o homem de Deus foi vencido pelo mal no século, a depressão.
OS DISCÍPULOS
Curiosamente apenas Lucas, que é médico, relata esse fato com tanto detalhe. Quando Jesus próximo da sua morte, celebra a páscoa e anuncia a sua morte, claro e obvio, que essa notícia iria desencadear uma reação nos discípulos, pessoas simples que depositaram no mestre toda a sua confiança, a um tal ponte de deixar tudo e segui-lo. Jesus os convida a orar, Lc 22.39-41. Vejamos as causas da depressão dos discípulos.
a) A notícia da morte de Jesus causou uma elevação do nível de STRESS, essa é a primeira causa;
b) A segunda, associada a essa, é o SENTIMENTO DE PERCA, eles tinham deixado tudo para seguir a Jesus, e agora Ele lhes diz que irá morrer. Os discípulos de tinha deixado todos os seus bens materiais, bem como emprego, ferramenta de trabalho, oficio, família e o prior deixando a sua própria religião, o Judaísmo, agora tudo estava indo de mal a prior, o mestre iria morrer;
c) O sentimento de perca trouxesse consigo a TRISTEZA, a terceira causa da depressão. A tristeza da perca do mestre. Todo esse quadro fica aparente quando Lucas diz a causa deles estarem dormindo, quando Jesus os chamou para vigiar e orar com Ele. No versículo 45 do capítulo 22, diz: “...e os achou-os dormindo de tristeza”. A sonolência, na verdade, não foi por negligencia, mas pelo agravamento do quadro clínico de depressão, que invadiu as suas vidas.
Poderíamos aqui fazer diversas analises, tais como: ABRAÃO, MOISÉS, JÓ, DAVI, JEREMIAS, PAULO e tantos outros exemplos de homens de Deus, que já experimentaram as agruras da depressão, mas se faz desnecessário, visto que todos serão semelhantes.
IV – REAÇÕES NATURAIS DIANTE A DEPRESSÃO
Não sei se podemos chamar de reações naturais, mas, são reações desencadeadas por um indivíduo com depressão, claro que citamos anteriormente, de forma mais completa quando falamos do diagnóstico da depressão, mas relataremos de forma sucinta.
Os sintomas, ou reações, como cita do comentarista, estarão presentes em Elias, nos discípulos e mesmo nos nomes dos já citados anteriormente.
a) Estado deprimido: sentir-se deprimido a maior parte do tempo;
b) Desejo de fugir: tentativa de se refugiar dos problemas;
c) Anedônia: interesse diminuído ou perda de prazer para realizar as atividades de rotina;
d) Sensação de inutilidade ou culpa excessiva;
e) Dificuldade de concentração: habilidade freqüentemente diminuída para pensar e concentrar-se;
f) Fadiga ou perda de energia;
g) Distúrbios do sono: insônia ou hipersônia praticamente diárias;
h) Problemas psicomotores: agitação ou retardo psicomotor;
i) Perda ou ganho significativo de peso, na ausência de regime alimentar;
j) Idéias recorrentes de morte ou suicídio.
V – VENCENDO A DEPRESSÃO
O comentarista da lição coloca dois tópicos, enfrentando a depressão e saindo da depressão, para abordar um assunto apenas: VENCER A DEPRESÃO, assim iremos simplificar em um só tópico.
Temos, por certo, que a depressão deve ser visto com um distúrbio mental, como falamos na introdução, claro que como cristão não poderemos deixar de analisar o fator espiritual envolvido.
1. Recomendações médicas para vencer a depressão
Na medicina existem dois tratamentos principais: 1. Antidepressivos; 2.Psicoterapia, no entanto existem outras soluções que serão dadas mais à frente.
Na primeira situação o médico pesa os prós e os contras da medicação, pois a mesma não é isenta de riscos, e qual a mais indicada para a pessoa.
Como se sabe a medicação não cura (não resolve as causas) e como tal a pessoa muitas das vezes acaba por ficar com um problema crônico que dura o resto da vida, precisando tomar medicação para equilibrar a química cerebral e dessa forma conseguir ter alguma qualidade de vida.
Para complementar os antidepressivos ou em sua substituição caso a situação não seja grave pode-se procurar a ajuda de um naturopata, ou um homeopata, ou mesmo a experimentar os Florais de Bach ou outros técnicos e técnicas pois estas ajudas estão normalmente isentas de contra indicações e são tão ou mais poderosas do que a medicação química. Não é sem razão que na Alemanha se usa a homeopatia e produtos naturais para tratar a depressão, em maior numero, que os medicamentos químicos.
No entanto, só o seu médico pode aconselhar ou dar-lhe as melhores sugestões. Converse com ele, pois muitos deles são receptivos a alternativas como complementos aos seus tratamentos.
Quanto à psicoterapia; ela é boa, mas mesmo assim deixa algumas questões sem respostas, pois trabalha, sobretudo a componente emocional, mas não as carências nutricionais do corpo ou outras carências ou necessidades que o corpo ou pessoa possa ter.
Por vezes existem problemas emocionais aos quais não é fácil chegar e as técnicas usadas por vezes não dão os melhores resultados apesar de todo o empenho do psicólogo e da pessoa.
Como se isto não bastasse, a psicoterapia leva tempo e numa pessoa deprimida a dificuldade é acrescida.
Outras soluções poderão ser simples, mas resolve em grande parte, a depressão.
a) Busque companhia, um amigo, um confidente com quem possa dividir a carga;
b) Trabalhe – a atividade física aliviará a tensão;
c) Transforme a tristeza em algo criativo;
d) Empregue seu tempo em realizar qualquer coisa, ocupe-se;
e) Não fique remoendo injustiças ou fracassos;
f) Afaste-se de pessoas “negativas”;
2. Recomendações Bíblicas para vencer a depressão
a) SUPERAÇÃO
· Aprenda a superar as aflições – Sl 22.24 Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu.
· Aprenda a superar os temores – Sl 27.1 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?
· Aprenda a superar os traumas – Fp 3.13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim
b) REJEITE AS COISAS RUINS
· Rejeite ser dominado pelas decepções – Jó 7.11 Por isso não reprimirei a minha boca; falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma.
· Rejeite ser dominado pelas incertezas – Mc 11.23 Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.
· Rejeite ser dominado pelas hesitações – Sl 13.4 Para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários não se alegrem, vindo eu a vacilar.
c) CONFIANÇA
· Confie na providencia divina – Fp 2.13 Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.· Confie na restauração divina – Is 40.29 Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem FORÇAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário