terça-feira, 22 de março de 2011

A IGREJA COMO UMA COMUNIDADE DE CHAMADOS:


A chamada do cristão e suas características.
(Mt 4.18-22; Lc 5,32 etc).
Introdução
Um dos conceitos mais básicos e fundamentais do Novo Testamento é a chamada de homens e mulheres por Deus. Termo oriundo do grego: Kalein; Kletós; Klesis, que são verbos gregos para chamada.
1.Kalein, é uma verbo normal para "conclamar", convocar para um cargo. Como exemplo vemos o Apóstolo Paulo sendo chamado para ser Apóstolo. Usa-se a palavra kletós, chamado. (Rm 1.1;Co 1.1).
Em Mateus 25.14, os servos são chamados para dirigir os bens na ausência do Senhor.
Kalein é regularmente usado para convocar uma pessoa para um cargo, uma tarefa, uma responsabilidade, uma recompensa ou uma prestação de contas.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A CHAMADA:
1. O cristão é conclamado por Deus. Ele pode aceitá-la ou rejeitá-la. Isto é, acatar, desconsiderar. Pode escutar ou fazer-se de surdo. A Própria palavra coloca sobre nós a responsabilidade de corresponder a voz de Deus.
2. A vida Cristã é uma convocação ao dever. O cristão sempre é chamado a uma tarefa. Deus sempre está oferecendo ao cristão uma tarefa a realizar. Essa chamada de Deus é para ser útil na sua obra.
3. A chamada de Deus é uma chamada a privilégios. Está associada a um convite para uma festa. Um banquete. Ë uma chamada para desfrutar de sua comunhão, hospitalidade e alegria. (Hóspedes de Deus).
4. É uma chamada para julgamento. Está associada a uma intimação para comparecer perante a um juiz em um tribunal. Estamos todos caminhando para o tribunal de Deus. Bem diferente destas CPIs do Brasil. Se o homem desconsiderar a chamada de Deus, desprezando a conclamação ao dever e não prestar atenção ao convite de Deus, virá a chamada da prestação de contas, com muita tristeza.
II ASSOCIAÇÕES DESTA CHAMADA:
Essa chamada não vem porque merecemos. É vontade de Deus(Rm 8.30). Vem de Deus (Mt 11.28).
Essa chamada está associada à graça de Deus: (Gl 1.6; 1.15). Não por nossa bondade. Não merecíamos ...
A chamada está associada à comunhão dupla: Com Cristo e com o próximo.
A chamada está associada com a liberdade: (Gl 5.13). Responder a chamada é achar não a escravidão, mas a libertação. A libertação de Satanás e do pecado.
A chamada está associada a esperança. (Ef 4.4). O fim do pessimismo, fim do desespero, fim da derrota, fim das frustrações e início de possibilidades infindas.
A chamada está associada com o dever. Somos conclamados a andar de modo digno (Ef 4.1; 1 Co 7.17). A seguir os passos de Cristo ( 1 Pe 2.21). É uma chamada ã santificação (1 Ts 4.7).
III PODEMOS AINDA ADICIONAR A CHAMADA:
A chamada está associada a salvação ( 2Tm 1.9) . Ouvir a chamada é ao mesmo tempo a salvação que começa aqui.
Os cristãos são chamados para serem santos.
Os cristãos são chamados das trevas para a luz (1 Pe 2.9). É uma chamada das sombras do pecado. Da frustração e da morte deste mundo para a luz do conhecimento e da vida de Deus. Vivendo na luz, não no crepúsculo da escuridão que se aumenta.
O cristão é chamado "a vida e herança eterna" (1 Tm 6.12; Hb 9.15). "Aionios, eterno = qualidade de vida".
Os cristãos são chamados por Deus a honra (Hb 9.15). Chamados para alcançar a glória do Senhor Jesus Cristo (2 Ts 2.14). A chamada de Deus faz grandes exigências como também grandes promessas. "Glória é tudo que o céu oferece".
Meios pelos quais acontece a chamada:
Pregação; Ensino da palavra;Oração; Evangelismo;Louvor; Etc.
Conclusão: O cristão é chamado para ser amigo de Cristo: como novo homem. A vida cristã é ao mesmo tempo um convite ao privilégio, a responsabilidade e a glória. Por traz disso permanece o pensamento assombroso de que a tragédia da vida é recusar o convite de Deus. É tempo de valorizar a chamada de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário